AND_Lab

Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica
(João Fiadeiro e Fernanda Eugénio)
PT

A sessão será dedicada à partilha do funcionamento do AND_Lab e do Modo Operativo AND (M.O_AND), um jogo para a “com-posição” metaestável da convivência que emergiu do encontro entre dois modos de fazer e duas inquietações – a de João Fiadeiro com a dança e a Fernanda Eugénio com a Antropologia – que revelaram-se como apenas uma.
Uma: a inquietação acerca de como viver juntos, considerando que o aparato de que dispomos para isso foi todo articulado em torno da obsessão pelo separado, pelo controlo, pelo saber. A inquietação acerca de como não ter uma ideia, e assim prescindir da decisão controlada, controladora ou controlável, disponibilizando-nos para tomar uma “des-cisão”: entre humanos e não-humanos, sujeitos e objetos, eu e o entorno, pessoa e acontecimento, teoria e prática, pensamento e ação, agência e passividade, ética e estética e tantos dos outros opostos-complementares replicantes que sustentam a nossa visão de mundo.
O M.O_AND reúne um conjunto de ferramentas-conceito e conceitos-ferramenta de aplicabilidade transversal à arte, à ciência e ao quotidiano para a tomada de decisão, a gestão sustentável de relações e a criação de artefactos.

O AND_Lab | Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica, com direção de João Fiadeiro e Fernanda Eugénio, posiciona-se enquanto plataforma de formação e pesquisa na interface entre criatividade, sustentabilidade, política e quotidiano. Funcionando como lugar comum para a investigação colaborativa da convergência entre arte e ciência, teoria e prática, ética e estética, modos de existência e modos de criação, o AND_Lab opera no encontro entre duas inquietações transversais – como viver juntos? e como não ter uma ideia? – e entre dois modos de pensar-fazer – a Composição em Tempo Real e a Etnografia como Performance Situada.

http://re-al.org/about-and_lab

Advertisements