Hôte Cuisine

ROMAWEBX
Em Português:
“Comida Caseira”
Um convívio inaugural pensado por Rogério Nuno Costa [aka Chef Rø] para ser preparado, cozinhado, servido e degustado pelos participantes/convidados do evento “Indirecções Generativas”. Estes serão ao mesmo tempo hóspedes e hospedeiros, convidados e anfitriões, serviçais e senhores, comensais e comissários, ao serviço de um evento ao mesmo tempo estranho e familiar, inóspito e hospitaleiro, intruso e convidado, solene e celebratório.
“Ora a impossibilidade deste ‘ao mesmo tempo’ é ao mesmo tempo o que acontece. Uma vez e de cada vez. É o que vai acontecer, é o que acontece sempre. Tomamos sem tomar. O hospedeiro (hôte) toma e acolhe, mas sem os tomar, os ‘seus’ convidados. Entra-se assim pelo interior: o dono da casa está em sua casa, mas acaba por entrar na sua própria casa graças ao hóspede (hôte) — que vem do exterior. O dono entra então por dentro ‘como se’ viesse de fora. Entra em sua casa graças ao visitante, pela graça do seu hóspede (hôte). Permanecendo, como deve, uma tal antinomia perfeitamente contraditória, o evento não pode, todavia, durar: ‘Aquilo não durava senão um instante…’, precisa o narrador, ‘…porque enfim, não se pode ao mesmo tempo tomar e não tomar, estar lá e não estar, entrar quando se está no interior’.”
[Derrida a falar da Hospitalidade]
Haute Cuisine (do Francês: “alta cozinha”) ou Grande Cuisine (…”grande cozinha”) refere-se à cozinha de “alto nível” praticada nos restaurantes gourmet e nos hotéis de luxo, originalmente em França. A Haute Cuisine caracteriza-se por uma preparação meticulosa e por uma apresentação cuidada da comida, paga a preços elevadíssimos e acompanhada com vinhos raros.”
[Wikipedia a falar da Redundância]
Para a abertura do evento:
Em colaboração com:
No Convento da Saudação/O Espaço do Tempo
Montemor-o-Novo, 5 de Setembro de 2013
A partir das 17:00